Missão em Casa

O que é?

Missão Reduzir em Casa é um desafio que lançamos a todas as Famílias residentes no concelho de Almada, em torno do tema Eletricidade, Consumo Eficiente e Sustentabilidade.

 

O que ambiciona?

Sensibilizar, mobilizar e capacitar as Famílias para a adoção de boas práticas no consumo de energia (em casa) e, assim, passarem a consumir menos e melhor este recurso essencial.

 

Qual a missão das Famílias?

Agir e reduzir o consumo de eletricidade em casa e, por esta via, a sua pegada de carbono.

 

O que ganham as Famílias?

Mais rendimento disponível, com a redução da sua fatura mensal de eletricidade.

Mais sustentabilidade, com a redução do impacto do seu consumo de energia nas alterações do clima.

As 20 Famílias residentes em Almada com os melhores desempenhos na redução do consumo de eletricidade serão as vencedoras do Prémio Eu Reduzo e receberão um Cartão de Oferta Jumbo para aquisição de equipamentos domésticos eficientes.

 

Como se coloca em prática esta missão?

A estratégia a adotar por cada Família pode ser diversa. Sugerimos, contudo, os seguintes 4 passos, para os quais disponibilizamos diversos recursos de apoio.

  1. P1: Aceitar o desafio da Missão Reduzir e candidatar-se ao Prémio Eu Reduzo.
  2. P2: Conhecer e caracterizar o seu consumo de eletricidade, i.e., fazer o Diagnóstico Energético da sua casa, com vista a identificar onde ocorrem os principais desperdícios no consumo e quais as áreas prioritárias de ação para reduzir esse consumo e a fatura de energia. Para o(a) ajudar, disponibilizamos-lhe a Ferramenta Diagnóstico Energético, cuja utilização é simples e intuitiva, e que o(a) convidamos a conhecer aqui.
  3. P3: Identificar as medidas conducentes a um consumo de energia mais eficiente e avaliar a sua viabilidade. A Ferramenta de Diagnóstico Energético também o(a) auxiliará nesta tarefa.
  4. P4: Colocar em prática as medidas que se revelam custo-eficazes. Estas medidas podem ser: mudança de fornecedor de eletricidade, mudança de tarifa de eletricidade, substituição de equipamentos elétricos, substituição de janelas, ou a simples alteração dos comportamentos e rotinas diárias, entre outras.

Inspire-se, conhecendo os exemplos da ação em 3 casas, e selecione o que mais se aproxima da sua realidade. Saiba tudo, aqui.

Saiba mais sobre o tema Eletricidade, Consumo Eficiente e Sustentabilidade, aqui.

 

Qual o calendário?

O  projeto decorrerá até 31 de dezembro de 2016. 

 

Prémio Eu Reduzo

O  Prémio Eu Reduzo tem por objetivo promover o consumo eficiente de energia, e destina-se a recompensar o empenho e o esforço de 20 munícipes de Almada (e respetivas famílias) na redução do consumo de eletricidade da sua residência.

As candidaturas ao Prémio estão abertas até final do dia 30 de setembro de 2016.

Saiba tudo sobre o Prémio, aqui.